16 de março de 2019

Stirling de William Wallace - Escócia - Reino Unido

Após a morte de Alexandre III, que não deixou herdeiros, houve uma divergência entre os clãs escoceses, sobre quem ficaria com a Coroa. O rei inglês Edward I (o mesmo que ergueu o Castelo de Conwy), foi convidado para mediar a disputa e acabou nomeando a Escócia como parte da Inglaterra.
Não satisfeitos, os escoceses iniciaram as batalhas, contra a Inglaterra, pela independência da Escócia, e foram liderados por Willian Wallace (vivido por Mel Gibson em Coração Valente), o maior mártir da Escócia, na sua batalha mais importante, a Batalha da Ponte de Stirling.

Stirling é uma cidade medieval bem tranquila, por ter servido de palco da grande batalha e por ser relatada como mais importante no filme de Mel Gibson, nos meados dos anos 1990, se tornou um destino turístico. Está localizada entre Glasgow e Edimburgo, e por possuir uma universidade, também é uma cidade de jovens, e merece um dia de visita.

Photo: Susy Wilkinson

O que fazer em Stirling?
A cidade por ela mesma já é um grande atrativo, porém destacam-se alguns pontos turísticos:

O Castelo de Stirling (Stirling Castle)


Construído em cima de uma rocha vulcânica, é um dos castelos mais importantes da Escócia e foi residência de reis e rainhas escoceses. O castelo é parte importante da história da guerra entre a Escócia e a Inglaterra, pela independência, e foi a primeira edificação de Stirling.

Photo: Susy Wilkinson

King Robert The Bruce  Photo: Susy Wilkinson

Após a vitória na Batalha da Ponte de Stirling, os escoceses recuperaram o castelo das mãos dos ingleses, mas anos depois, Edward I, atacou o castelo novamente, mas dessa vez com a maior catapulta já existente, a Warwolf  (Lobo da Guerra) e o recuperou para os ingleses.
Após a morte de Edward I, seu filho, Edward II assume o trono, mas é derrotado por Robert The Bruce, o então nomeado rei escocês e líder dos rebeldes, após a morte de Wallace, em busca da tão sonhada independência da Escócia. The Bruce, de posse do castelo, o destruiu, para que não viesse a  ser ocupado pelos ingleses novamente.
Muitos anos depois, a família de Mary, Queen of Scots, começou a reconstruir o castelo, até ser abandonado por James VI, quando assumiu o trono inglês.

Castelo de Stirling   Photo: Susy Wilkinson

Do pátio do castelo se tem uma vista incrível da cidade. A entrada custa £17.50.
Vista do Castelo   Photo: Susy Wilkinson

Para chegar no castelo, você pode estacionar nas ruas de baixo e subir andando, admirando as belas paisagens que irá encontrar pelo caminho. Casas de pedra, muitas flores, a Igreja de Holy Rude e seu cemitério (de onde se tem a melhor vista do castelo) .

Castelo de Stirling visto do cemitério   Photo: Susy Wilkinson

Igreja de Holy Rude


Holy Rude Church   Photo: Susy Wilkinson
A segunda edificação de Stirling, foi construída em 1129, e foi lá que James VI, que reinou a Inglaterra após Elizabeth I, filho de Mary, Queen of Scots, foi coroado rei da Escócia, em 1567.


A Pirâmide da Estrela   Photo: Susy Wilkinson


The National Wallace Monument (Monumento Wallace)


The National Wallace Monument   Photo: Susy Wilkinson


O monumento foi erguido em homenagem a Wallace no ponto mais alto da colina de origem vulcânica, Abbey Craig. Acredita-se que esse foi o local em que Wallace reuniu sua tropa para lutar na Batalha da Ponte de Stirling. A torre é composta pelo Hall of Arms, Hall of Heroes e seu topo, de onde é possível ver toda a cidade e entender, através de mapas, onde a batalha ocorreu. Diversos objetos contam a História de Wallace e seu legado, incluindo a espada que ele usava nas batalhas.


The National Wallace Monument   Photo: Susy Wilkinson


The National Wallace Monument   Photo: Susy Wilkinson


O estacionamento é grátis e fica próximo a bilheteria. O ingresso custa £10,50, você pode subir a pé ou de van, que é de graça, mas o caminho é tão bonito e cheio de atrações, que merece uma boa caminhada até o topo da colina.




Caminho para o monumento   Photo: Susy Wilkinson

Caminho para o monumento   Photo: Susy Wilkinson

Saindo da parte histórica, Stirling é uma cidade moderna, com bares, restaurantes e lojas, porém não é muito difícil encontrar jovens bêbados, arrumando confusão pelas ruas, pedintes e moradores de rua.
Os estacionamentos públicos (nas ruas) são grátis após as 18h.

Com todo esse clima medieval, nada mais justo do que se hospedar em um castelo e se sentir uma princesa. O Broomhall Castle, um pequeno castelo que virou hotel, fica um pouco afastado do Centro, mas de carro é super rápido. As paredes são de pedra, construção original, ou seja, sem wi-fi nos quartos, o que contribui para o clima.

Broomhall Castle   Photo: Susy 






















O café da manhã é servido em área comum, porém com hora marcada.
O local é limpo e arrumado, mas não tem nada de extraordinário, destaca-se, o chaveiro que é super fofo e o valor acessível, levando-se em conta que é um castelo








Nenhum comentário:

Postar um comentário