23 de janeiro de 2020

5 Fatos ou Coincidências Sobre Harry Potter Que Você Precisa Saber

Quando assistimos aos filmes de Harry Potter, achamos que tudo é ficção, mas acreditem algumas coisas realmente existem e nós nunca tivemos conhecimento.
Quem conhece a história de como o bruxinho mais cativante do mundo nasceu, sabe que a autora morava em Edimburgo. Então, seria fato ou coincidência?

Hogwarts

Existem várias opiniões de como Hogwarts foi criado, de onde a autora tirou a inspiração para descrever essa escola para bruxos. Uma delas aponta o fato de Hogwarts está em cima de uma rocha, assim como o Castelo de Edimburgo. Eu, particularmente não vejo nenhuma semelhança na arquitetura, mas, será que de tanto olhar para o castelo, a autora não sofreu alguma influência?
Castelo de Edimburgo - Foto: Susy Wilkinson

Castelo de Edimburgo - Foto: Susy Wilkinson

Réplica de Hogwarts na Warner de Londres - Foto: Susy Wilkinson

A Câmara Secreta

Quem já andou pela Royal Mile, em Edimburgo, já deve ter reparado um monumento enorme com um unicórnio na ponta. Pois é, dizem que J. K. Rowling se inspirou nesse monumento para construir a entrada da Câmara Secreta (aquela do banheiro da Murta que geme), e que fez até questão de levar o pessoal da Warner Bros lá, para que eles vissem o tal monumento e o copiassem no filme.
Eu, particularmente só notei o unicórnio da primeira vez que fui a Edimburgo, e você saberia se passasse por lá?
Foto: Susy Wilkinson

O Nome de Harry Potter

Ainda em Edimburgo, caminhando por trás do Museu Nacional da Escócia, existe uma rua chamada Potterow Port. Teria sido essa a fonte de inspiração para o nome do órfão que se descobriu bruxo?
Foto: Susy Wilkinson

A Mandrágora

Quem não lembra daquela planta com corpo de gente que grita quando sua raiz é arrancada da terra? A Mandrágora, que aparece no filme do Harry Potter, não é uma invenção da autora, ela realmente existe. É considerada uma planta venenosa, com poder afrodisíaco e entorpecente, por fora da terra, parece uma planta comum, mas dizem que sua raiz tem a forma de um corpo humano, com pernas, braços e até partes íntimas.
Ao visitar o The Met Cloisters (em Nova York) tive a oportunidade de ver uma Mandrágora de verdade, é uma planta comum, parece uma alface, mas não dei muita atenção, pois não havia ligado seu nome ao filme😞.
Anos depois, fui ao Warner Bros Studio Tour London (The Making Of Harry Potter) e vi a Mandrágora. No dia seguinte, ao visitar a Catedral de Hereford, notei que em seu Mappa Mundi (um mapa cristão, que retrata o mundo como era conhecido por volta do ano de 1300) havia uma figura da Mandrágora, foi ai que comecei a pesquisar... descobri que sua aparição data da idade média, onde acreditava-se que, ao retirar a planta da terra, ela soltaria um grito tão estridente, que a pessoa que a colhesse morreria, criando-se assim rituais para sua colheita.
Alguém já colheu uma Mandrágora - seria mito ou verdade?
Mandrágora no estúdio de Harry Potter - Foto: Susy Wilkinson

Mandrágora no Mappa Mundi

Wizard's Chess

Logo no primeiro filme da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal, Rony, Hermione e Harry tiveram que jogar o Xadrez dos Bruxos, onde eles subiam nas peças arriscando suas vidas. Algumas peças originais do filme estão na entrada da Warner Bros, em Londres, porém, o Museu Nacional da Escócia abriga o The Lewis Chess Pieces, uma das descobertas arqueológicas mais importantes da Escócia, e diz que essas peças foram a fonte de inspiração para as peças do Xadrez dos Bruxos. Alguma semelhança?
The Lewis Chess Pieces - Foto: Susy Wilkinson


A post shared by Susy Wilkinson (@omundodasusy) on

Nenhum comentário:

Postar um comentário