20 de outubro de 2018

10 motivos para ir a Roma

Moeda: Euro
Idioma falado: Italiano
Pouco se fala Inglês em Roma, só as pessoas que trabalham com o turismo se esforçam. Pra pedir alguma informação, é mais fácil perguntar a um turista, se você quiser entender. 😏

Roma, a capital da Itália, é uma das cidades mais paradoxais que já tive a oportunidade de conhecer. A cada passo dado você vê o moderno compartilhando o espaço com o antigo. Prédios relativamente novos que foram erguidos sobre pilastras da época do Império Romano, restos das antigas construções por toda a parte.
Embora Roma seja cheia de lugares pra ir, separei meu top 10, 10 motivos que me levariam a Roma novamente.

O COLISEU:


O Coliseu, como o nome já sugere, é colossal, é o maior anfiteatro romano. Sua arena foi por muito tempo utilizada para execuções de prisioneiros e lutas de gladiadores. Hoje é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Vale a pena ressaltar que, embora tenha sido palco de tamanha tristeza, sua arquitetura, que foi parcialmente destruída por terremotos e bombardeios, continua inigualável. Caminhar pelo Coliseu é reviver a história.
Por ser a maior atração turística de Roma, as filas costumam ser enormes, então, o ideal é chegar bem cedo ou comprar o ingresso antecipado.
O ingresso da direito a visitar também o Palatino e o Fórum Romano, e é válido por dois dias a partir da data do primeiro uso, dessa forma, você pode comprar o ingresso no Palatino, onde a fila costuma ser menor, porém, ao chegar no Coliseu, vai esperar em uma outra fila (a de quem já tem ingresso).

Foto: Susy Wilkinson

Foto: Susy Wilkinson

O PANTEÃO (PANTHEON):


Uma construção da Roma Antiga que se mantém bem conservada até os dias de hoje. O Panteão funciona como uma espécie de igreja, e abriga vários túmulos, incluindo o de Rafael, o famoso pintor renascentista.
Na frente do Panteão tem uma praça e vários restaurantes. O fato mais interessante é que você vai andando pelas ruelas de Roma, vendo apartamentos e lojas, quando de repente, você da de cara com um monumento enorme, é como se um gigante fosse te devorar. rsrs
Eu, particularmente, acho o Panteão mais bonito por fora do que por dentro, mas, como não paga nada pra entrar, vale a pena uma visita. Às vezes tem fila pra entrar, mas não demora muito.

Foto: Susy Wilkinson

Foto: Susy Wilkinson

FONTANA DI TREVI:


A Fontana di Trevi é uma das fontes mais bonitas do mundo e a maior de Roma. Deve ser visitada durante o dia, com a luz natural, e também à noite, quando a fonte ganha uma iluminação especial. Caso você tenha a oportunidade de visitá-la apenas uma vez, vá à noite.
A concorrência por um lugar pra fotografar é grande, mas, com um pouco de paciência você consegue uma boa foto.
O maior problema no local é a abordagem dos vendedores de rua, eles te oferecem uma rosa, e se você aceitar, sua vida vira um inferno. Tem um carro de polícia no local, mas nem isso os intimida, então, se você for importunada por um vendedor de rosas, ignore, diga não com vontade.
Diz a lenda que, se você jogar uma moeda na fonte, você volta a Roma, se jogar duas, encontrará seu amor (italiano), e se jogar três, vai se casar com esse amor. Como fiquei um pouco chocada com o assédio dos ambulantes, achei melhor economizar meus euros, e não joguei nenhuma moeda...

Foto: Susy Wilkinson

TERMAS DE CARACALLA:


Era um complexo de banhos públicos, uma espécie de SPA, que hoje, mesmo em ruínas, ainda tem seu glamour.
Algumas paredes ainda estão conservadas, e em alguns "cômodos", da pra ver até o piso original. Como as outras construções do Império Romano, as Termas de Caracalla também guardam seus segredos e preservam seus encantos. Não é um lugar muito cheio, sem filas pra entrar, e a entrada não é cara, em torno de €6, então, se tiver um tempinho, não deixe de visitá-las.

Foto: Susy Wilkinson

Foto: Susy Wilkinson

MONTE PALATINO:


Acredita-se que Roma foi originada com o Palatino, que já era habitado no século X a.C.. Serviu como residência para a aristocracia, no período republicano e também para os Imperadores.
É um lugar bem agradável, com sombras, porém é um espaço bem grande, e é ligado ao Fórum Romano, então, é bom ir preparado pra andar, dê preferência a roupas e calçados confortáveis, e leve seu lanchinho. Reserve pelo menos metade do dia pra esse passeio.
Lembre-se que o ingresso é o mesmo do Coliseu, então você não pagará mais nada por isso.

Circo Máximo com o Palatino atrás - Foto: Susy Wilkinson

FÓRUM ROMANO:


Era o lugar onde se tomava todas as decisões políticas, econômicas, religiosas e administrativas.
Dotado de muitas construções, é um lugar bem interessante para reviver a história.
Leve uma garrafinha, pois lá dentro tem várias fontes de água potável.

Foto: Susy Wilkinson

PIAZZA DI SPAGNA:


Ponto de encontro para turistas e moradores, a Praça de Espanha possui uma escadaria onde as pessoas costumam sentar para descasar, bater papo ou simplesmente passar o tempo, e também uma fonte em forma de barca. É um lugar bem concorrido.

Foto: Susy Wilkinson

Foto: Susy Wilkinson

PIAZZA NAVONA:


Uma praça muito popular, possui três fontes belíssimas e muitos restaurantes, alguns com música ao vivo.

Foto: Susy Wilkinson

Foto: Susy Wilkinson

Foto: Susy Wilkinson

BOCCA DELLA VERITÁ:

A Boca da verdade é uma estátua com cara masculina, feita de pedra. As pessoas fazem fila pra colocar a mão na "boca" da estátua. Dizem que ela mordia a mão das pessoas que mentiam. Pelo sim pelo não, resolvi não arriscar. 😀

Foto: Susy Wilkinson

VATICANO:


Se você vai a Roma, não pode deixar de visitar o Vaticano. Para saber mais sobre esse país, leia o post especial sobre o Vaticano.


Roma tem muitos outros lugares especiais que também merecem uma visita, portanto, se você gosta de andar, da pra explorar Roma a pé, e tenha certeza que, entre uma atração e outra, você irá se surpreender com o que irá encontrar pelo caminho.

Melhor restaurante, levando em consideração custo-benefício: Taverna della Scala. Eles servem uma lamb maravilhosa, mas vá cedo, porque costuma ter fila.

Para hospedagem, se você não liga pra luxo, esse apartamento possui dois quartos que são alugados separadamente. No quarto tem uma mini cozinha com frigobar e um fogãozinho de indução. No armário tem torradas e geleia pro café da manhã. Mas o melhor é a localização, é simplesmente perto de tudo. Ideal para duas pessoas.

Para reservar:

Residenza Storica

O Vaticano

O Vaticano, ocupa um território dentro de Roma, capital da Itália.
Idioma: Italiano e Latim
Moeda: Euro

O Vaticano é o centro do catolicismo, mas, mesmo que você não seja católico, se estiver em Roma, vale a pena uma visita. A riqueza de detalhes é encantadora.
Três lugares têm destaque no Vaticano:

A PRAÇA DE SÃO PEDRO:


É uma das maiores praças do mundo, ao seu redor encontram-se várias colunas com estátuas de santos e no meio um obelisco e duas fontes. Também, se essa praça fosse pequena, não seria capaz de abrigar a quantidade de pessoas, que formam uma fila enorme, para visitar a Basílica de São Pedro.

Foto: Susy Wilkinson

Foto: Susy Wilkinson

Foto: Susy Wilkinson

Foto: Susy Wilkinson

Foto: Susy Wilkinson

BASÍLICA DE SÃO PEDRO:


É a famosa igreja do Papa, onde ele realiza a missa do galo. É tão grande que é capaz de abrigar 200.000 pessoas. A entrada é franca, mas pode levar horas até que você consiga entrar.

Foto: Susy Wilkinson

Foto: Susy Wilkinson

Foto: Susy Wilkinson

Foto: Susy Wilkinson

Foto: Susy Wilkinson

MUSEUS DO VATICANO:


Possui muitas relíquias religiosas, uma arquitetura deslumbrante e pinturas famosas, como é o caso da Criação de Adão, pintada por Michelangelo no século XVI no teto da Capela Sistina.

No caminho pro Vaticano, ao passar pela Ponte Vittorio Emanuele II, sobre o Rio Tevere, tem o Castelo de Sant'Angelo, que foi construído para ser o mausoléu do Imperador Adriano, depois virou uma fortaleza, que aprisionou alguns personagens históricos e hoje é um museu. Por já ter lido que a visita não vale a pena, e por ser um pouco cara a entrada, optei por não entrar, mas a paisagem do lado de fora é ótima para fotos.

 Ponte Vittorio Emanuele II - Foto: Susy Wilkinson

Castelo de Sant'Angelo - Foto: Susy Wilkinson

A partir da ponte você já começa a encontrar ambulantes vendendo lembrancinhas, e assim vai por todo o caminho até chegar a Basílica. São lembrancinhas de todo o tipo, desde fotos a terços, os preços também variam. Dentro da Basílica de São Pedro também tem uma loja, os objetos são mais caros, mas alguns são mais sofisticados. Como a fila pra entrar na Basílica é grande, minha dica é que você já compre suas lembrancinhas pelo caminho e leve pra benzê-las. Sim, lá dentro você encontra várias cuias com água benta, onde você pode, não só pegar a água, como benzer os objetos. Quem compra a garrafinha na lojinha da Basílica, pode pedir pra encher lá mesmo, mas fique atento aos horários.


Leia também: