26 de março de 2020

Um Pouco Sobre o Caribe da Costa Rica

Quando a gente pensa em Caribe, vem logo a ideia de praias de água azul cristalina, areia branca e fofinha, resorts espalhados por todo o canto, com all inclusive... bom, hora de acordar, pois o Caribe da Costa Rica é bem diferente.
Asfalto só nas ruas principais, as outras ruas são de terra batida e pedras, com bastante poeira. Algumas praias têm areia escura, por causa das erupções vulcânicas. Casas de madeira, muitos insetos e longos hectares de bananeiras.
Muito influenciada pelos imigrantes jamaicanos, essa região é "Pura Vida", como eles costumam dizer. Esqueça seus sapatos e sandálias de salto alto em casa, pois você não terá a chance de usá-los. É um ambiente bem alternativo, onde os chinelos de dedo e o reggae imperam, e grandes resorts dão lugar a "cabinas", que eu chamaria de pousadas ou bangalôs.
Foto de uma casa em Manzanillo - Foto: Susy Wilkinson

Do Aeroporto Internacional Juan Santamaría (SJO) até Cahuita são 215 km, aproximadamente 4 horas de viagem de carro. As estradas estão em perfeitas condições, porém sinuosas e os limites de velocidade variam entre 40 e 60 km/h, e nas áreas escolares 25 km/h.

Onde ficar?

São inúmeros atrativos, mas na hora de converter a moeda para o real, fica um pouco salgado, então, vamos focar em gastar o mínimo possível e tirar proveito desse clima descontraído:

Cahuita

  1. A praia principal de Cahuita é chamada de Playa Negra, uma praia, que como o próprio nome diz, tem arreia negra e muita plantação, é própria pra banho, mas não é muito atrativa no quesito beleza.
    Playa Negra, Cahuita - Foto: Susy Wilkinson
  2. Já o Parque Nacional Cahuita merece toda a atenção, são 8 km de trilha com uma novidade a cada passo e praias de area clara.
    Praia dentro do Parque Nacional Cahuita - Foto: Susy Wilkinson
  3. Com uma pequena rua principal, repleta de sodas, restaurantes e bares, a noite em Cahuita não é uma das mais animadas do Caribe, vale a pena dirigir até Puerto Viejo, mas cuidado com a Lei seca, pois encontramos muitos policiais pelas ruas.
  4. Se você está em busca de descanso, sossego e disposto a pagar um pouquinho mais, Cahuita é um bom lugar para se hospedar. Uma sugestão é o Cabinas Ecologicos, o isolamento acústico não é nada bom, aliás acho que esse é um problema da Costa Rica de uma maneira geral, mas o quarto triplo é bem independente, com uma grande varanda, com sofá, TV, frigobar e microondas.

Puerto Viejo

  1. É, sem dúvidas, o lugar mais concorrido do Caribe da Costa Rica, com praias de água quente e calma, bom para crianças.
    Praia de Puerto Viejo - Foto: Susy Wilkinson
  2. Não é o lugar mais bonito, não lembra em nada o Caribe que mora no nosso subconsciente, mas é bem badalado, o que implica em grandes filas, principalmente nos caixas eletrônicos.
  3. Com muitos hotéis, restaurantes, bares e sodas, os preços são competitivos, o que torna Puerto Viejo um pouco mais em conta que Cahuita e mais diversificado.
    Puerto Viejo - Foto: Susy Wilkinson
  4. Por US$45, você pode fazer um bate e volta até Boca del Toro, no Panamá, e aproveitar para fazer mais um ✓ na sua lista de países visitados.
  5. A noite é agitada, mas não muito longa, ainda assim, se você deseja agito, baladas e vida social, você está no lugar certo.

Praias

Seja como ponto de partida Cahuita ou Puerto Viejo, vale muito a pena um passeio pelas praias vizinhas:

Punta Uva

A praia de Punta Uva é a mais bonita entre as vizinhas, com exceção das praias localizadas nos Parques Nacionais.
Água quente, mar calmo, uma bela paisagem e morada de preguiças, é uma praia um pouco isolada, longe de estabelecimentos comerciais. De vez em quando passa algum ambulante vendendo alguma coisa, mas o ideal é levar sua própria bebida e comida para passar o dia.
Tem um pequeno lago onde se aluga canoas para a prática de canoagem.
Playa de Punta Uva - Foto: Susy Wilkinson

Cocles

É uma praia de mar mais agitado, mais apropriada para surfistas. Tem uma espécie de uma ilha, o que justifica dar uma passada por lá para tirar uma foto.
Ilha da Playa Cocles - Foto: Susy Wilkinson

Playa Cocles - Foto: Susy Wilkinson

Manzanillo

Manzanillo tem uma praia com muitas palmeiras e mar calmo, um lugar bem tranquilo pra curtir o sol.
Praia de Manzanillo - Foto: Susy Wilkinson

Seu ponto alto é o Parque Nacional Gandoca Manzanillo, que abriga uma das praias mais bonitas e de água cristalina da região.
Uma das praias do Parque Nacional Gandoca Manzanillo - Foto: Susy Wilkinson



Leia também: